27 / Setembro / 2024

Sexta

Diretor: José Tomaz Gomes | Editor: AECOPS

Empresas ver todas os artigos desta secção

NOV Pro Construções constrói Execução do Reservatório de Rega dos Canhas na Madeira

17 de Agosto de 2023 às 10:11:03

tamanho da letra:

Empresas

A empresa de construção do Grupo NOV deu início à empreitada de «Execução do Reservatório de Rega dos Canhas», uma obra de valor superior a 2,3 milhões de euros.

Localizada no concelho de Ponta do Sol, ilha da Madeira, e adjudicada pela A.R.M. – Águas e Resíduos da Madeira, o projeto, que tem o prazo de execução de 270 dias, inclui a tomada de água e adução com a beneficiação/substituição da conduta adutora e a ligação, a jusante, à rede pública de distribuição de água de rega. 
Segundo comunicado emitido pela empresa adjudicatária, “o reservatório a construir em betão armado terá uma capacidade de 3.000 m3, sendo constituído por uma célula de planta circular com dois espaços autónomos e simétricos. O acesso ao interior dos mesmos far-se-á a partir do topo, aproveitando a grande inclinação do terreno, e o facto de o reservatório ficar em grande medida enterrado. 
Quer o reservatório, quer a câmara de manobras a jusante do mesmo terão fundações indiretas, tendo em conta as características geomecânicas do substrato mais superficial do maciço de fundação que se revelam inadequadas para a execução de fundações diretas. Estas duas estruturas serão então fundadas sobre estacas de 800 mm de diâmetro, atingindo uma profundidade, abaixo da cota da laje de fundação do reservatório de 18.40 m. 
A montante do reservatório será instalada uma caixa de manobras, garantindo a operação aquando da manutenção e limpeza de um dos espaços autónomos do reservatório. A jusante do reservatório será construída a câmara de manobras que permitirá a gestão adequada da distribuição dos caudais requeridos a jusante, em quantidade e na definição do seu destino. 
O acesso ao reservatório, localizado nas costas da câmara de manobras, será realizado pelas escadas a construir na lateral da câmara de manobras, até perto da cobertura desta, sendo depois o topo do reservatório acedido por um caminho pedonal a estabelecer.
A rede de drenagem de águas pluviais, e uma vez que a área de drenagem exterior se reduz praticamente à cobertura da câmara de manobras, é de reduzida dimensão, constituída por caleiras perimetrais de 200 mm de diâmetro sobre a cobertura referida, e por caleiras de 300 mm no tardoz dos muros de contenção.
As instalações serão vedadas, sendo o acesso às mesmas assegurado pela instalação de um portão de duas folhas”.
O Grupo NOV, recorde-se, tem as suas origens no concelho de Leiria, onde surgiu com o nome Construtora do Lena. 



Comentar

Iniciar Sessão

Nome de Utilizador

Palavra-chave

Se não tem conta,

Registe-se aquiEsqueceu-se da palavra-chave?

Comentar este artigo

Título

Texto

Os comentários deste site são publicados após aprovação, pelo pedimos que respeitem os nossos Termos de Utilização.
O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.